Snippet

O que é Design?

Objetivos do Design Industrial
O Design é uma atividade cujo objetivo é estabelecer qualidades multi-facetadas de objetos, serviços e seus sistemas em ciclos de vida completos. Portanto, design é o fator central da humanização inovadora das tecnologias e um fator crucial de intercâmbio cultural e econômico.

Competências da área do Design Industrial
O Design procura descobrir and estabelecer relações estruturais, organizacionais, funcionais, expressivas e econômicas, com o objetivo de:
  • enfatizar a sustentabilidade global e a proteção ambiental (ética global)
  • dar benefícios e liberdade para a inteira comunidade humana, individual e coletiva, usuários finais, produtores e protagonistas de mercado (ética social)
  • dar suporte à diversidade cultural, independentemente da globalização mundial(ética cultural)
  • gerar produtos, serviços e sistemas, cujas formas sejam expressivas e coerentes com sua própria complexidade.
  • dar atenção aos produtos, serviços e sistemas concebidos com as ferramentas, organizações e com a lógica introduzida pela industrialização - não apenas quando produzidos por processos em série. O adjetivo “industrial” acrescentado ao design, deve estar relacionado ao termo “indústria” ou ao seu significado como setor de produção ou, na sua acepção mais antiga, à “atividade industrial”.
Assim, o design é uma atividade envolvendo uma ampla faixa de profissões, das quais produtos, serviços, comunicações gráficas, decoração e arquitetura fazem parte. Juntas, essas atividades deveriam elevar, de um modo harmônico e orquestrado com outras profissões, o valor da vida.

Portanto, o termo “designer” refere-se a um indivíduo que pratica uma profissão intelectual, e não apenas um serviço executado para empresas.


“Atividade intelectual, técnica e criativa relacionada não apenas com a produção de imagens, mas com analise, a organização e os métodos de apresentação de soluções visuais para problemas de comunicação”.
ICOGRADA- Internacional Council of
Graphic Design Associations

Perfil da profissão
Design gráfico é o processo de unir textos e imagens com o objetivo de produzir idéias e informações. É um campo de atuação variado e criativo onde é possível desenvolver diversas atividades: da ilustração á identidade visual, da animação à produção multimídia.
Como outras áreas de conhecimento, foi profundamente afetado pela produção tecnológica dos últimos anos que universalizou o uso de sistemas informatizados de editoração gráfica.é uma área em continua evolução, não só no que se refere as ferramentas para a sua produção, mas também quanto aos meios pelos quais os produtos de designer gráfico são vinculados.
A seguir, são listadas algumas áreas de especialização profissional. Alguns designers gráficos se especializam em apenas umas delas, enquanto outros, atuam simultaneamente em mais de uma área.

Mídia Impressa
Identidade Visual
Web designer
Designer Editorial
Embalagem
Tipografia
Ilustração
Animação
Multimidia

Perfil da Profissão
O Design de Produto compreende o uso criativo de habilidades técnicas no desenvolvimento de projetos de produtos industriais com o objetivo de facilitar o seu uso. É um campo de atuação que permite desenvolver diversas atividades; de projetos de interiores à projetos voltados a inovação e lançamentos de novos produtos.
Como outras áreas de conhecimento, foi profundamente afetado pela revolução tecnológica dos últimos anos e que universalizou o uso de sistemas informatizados de produção industrial.
A seguir, são listadas algumas áreas de especialização profissional. Alguns designers de produto se especializam em apenas umas delas, enquanto outros, atuam simultaneamente em mais de uma área.

Móveis
Interiores
Objetos para o Lar
Cerâmica
Transportes
Mobiliário Urbano
Eletro-eletrônicos
Moda
Jóias




Leave a Reply